"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Histórias de mala

Todo tripulante ganha da empresa como parte do uniforme as malas que ele usará quando estiver a serviço. Geralmente são duas, uma grande e uma pequena, fora o porta casacos que em alguns casos serve para carregar mais do que casacos hehehe...

A mala maior é usada em voos internacionais pelo tempo que passamos fora e pelo fato de que no inverno temos que levar roupas mais volumosas.

As empresas não permitem que tripulantes portem malas diferentes daquelas que eles dão. Também é proibido ao tripulante portar objetos fora da mala tipo sacolas ou coisas grandes demais para caber nas mesmas. Então a gente tem que se virar com o espaço que nos permitem.

Meus primeiros voos para Miami foram uma orgia de compras desenfreada! Tudo que eu via eu achava que precisava e tinha que ter, e confesso que muitas das coisas compradas no calor do momento se revelaram sem qualquer utilidade prática e acabaram jogadas num canto e se não encontrasse ninguém para doar iam para o lixo.

Normal. A gente fica como criança em loja de brinquedos tamanha a variedade de coisas diferentes e com um preço bom. Quer levar tudo! Para nós, para a família e amigos.

Confesso que em vinte anos de voo nunca aprendi a arrumar uma mala direito como já vi colegas fazerem com maestria.

Certa vez em um desses voos para Miami eu comprei mais do que deveria. Na hora de arrumar as malas não conseguia acomodar minhas compras e fui ficando desesperada.

Liguei para o quarto de uma colega pedindo socorro. Ela veio e em menos de dez minutos conseguiu acondicionar todas as tranqueiras que eu tinha comprado! Fiquei muito agradecida e impressionada com esse dote que eu nunca tive.

Com o tempo aprendemos alguns macetes, como tirar coisas das embalagens e dobrar as mesmas de modo a aproveita-las depois, colocar uma coisa dentro da outra para ganhar espaço, otimizar os cantinhos da mala com coisas que não quebram nem amassam. Mas nunca atingi a perfeição!

A medida que o tempo passa a gente fica mais seletivo com as compras. Pensamos duas vezes antes de levar algo, questionamos se realmente vale a pena levar aquela toalha de banho linda e com preço ótimo, mas que vai ocupar metade da mala. Às vezes funciona. Às vezes a gente compra assim mesmo. rsrs