"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sábado, 5 de janeiro de 2013

Paris... ah, Paris!!!

Desde que comecei a voar meu objetivo sempre foi fazer voos internacionais. Não que o Brasil não seja grande e apaixonante, mas sempre fui curiosa, sempre gostei de história e meu sonho era estar nos lugares que eu via em filmes e livros.

Para mim o auge, o must, o tudo de bom, os píncaros da glória da carreira do comissário é quando ele pega um voo para Paris. Isso já foi mostrado inclusive no filme Voando Alto, com a Gwyneth Paltrow.  Por que Paris e não New York, Roma ou Londres? Todos esses lugares exercem fascínio em todo mundo e eu particularmente prefiro Londres "a nivel de" cidade hehehe... Mas isso é assunto para outro post.

Mas Paris tem carisma, tem apelo, tem charme. Só o nome já nos transporta para um mundo lindo e sofisticado... Paris! Imagine você anunciando para sua família que vai para Paris. Imagine a cara de espanto dos seus amigos ao saberem disso! Imagine a cara de tacho dos seus inimigos!

É muito phyno, muito sophistikeide dizer que você não vai estar disponível no fim de semana porque está indo para Paris. Mas a verdade é que com o passar do tempo se torna cansativo tentar convencer as pessoas de que você não é metida a besta nem esnobe, porque IR PARA PARIS FAZ PARTE DO SEU TRABALHO, POHAMMM!!! Quantas vezes eu tive vontade de dizer que ia para Macapá ao ser perguntada para onde seria meu próximo voo, só para não ter que escutar as mesmas piadinhas de sempre.

Meu primeiro voo para a cidade-luz foi um acontecimento na família. Eu já tinha estado em Paris uma vez aos 14 anos com meus pais e meu irmão. Mas a perspectiva é bem diferente quando se é uma mulher adulta, e ainda por cima ir tripulando um voo.

 Minha avó desencavou de seus guardados casacos, luvas e uma espécie de echarpe de pele de algum animal, que tinha numa extremidade a cabeça do bichinho, e na outra o rabo e as patas traseiras. Jesus! Até convence-la de que eu seria linchada nas ruas se saísse com esse modelito que era super in em outras eras mas completamente inadequado agora demorou!

Minha mãe me fez levar um guia da cidade, dos pontos turísticos, dos museus, etc. Apesar do lay over ser de pouco mais de 24 horas. Mas nada disso foi preciso. Os colegas mais antigos curtem quando tem um novato na tripulação. Gostam de dar todas as dicas de onde comer, onde comprar, como se locomover. É bacana ver o brilho nos olhos do neófito! A gente fica se sentindo!

Uma das melhores coisas de Paris é o metrô. Ele te leva para absolutamente TODOS os lugares da cidade e não é dificil de se orientar. Até para pessoas sem nenhum senso de direção, como esta que vos escreve. É tudo muito bem sinalizado: as estações, as correspondences que são as baldeações que a gente deve fazer. Depois de algumas vezes você já se sente um parisiense! E com isso fica mais confiante para bater perna pela cidade.


Perdi a conta das vezes em que fui a Paris. Já fui em voo direto e em voo com escala. Já fiz voo com dias inativos e voo só com pernoite. Já fiz voos diurnos, noturnos, já fui de tripulante extra. Em todas as vezes aproveitei ao máximo.

Uma vez era segunda feira e o museu do Louvre estava fechado para limpeza. Resolvi ir ao cemitério. Em Paris tem o Cemitério Pére-Lachaise, atração turística onde estão enterrados Alan Kardec, Edith Piaf, Jim Morrison entre outros.


Fomos eu e uma colega, foi um ótimo passeio para uma segunda feira. Nunca gostei de sair em bando. Os melhores programas que eu fiz foram em duas ou três pessoas no máximo. Mais do que isso é multidão. Cada um quer fazer uma coisa diferente, cada um tem seu ritmo e fatalmente alguns saem prejudicados.Experiência própria! Fica a dica!