"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A bordo da Webjet

Quando eu falei que ia viajar de Webjet os comentários das pessoas foram mais ou menos assim: "Nossa, você tem coragem?" ou "Vai passar fome! Agora o serviço de bordo é todo pago!" ou ainda "Os assentos não reclinam, você vai chegar moída!"


As duas últimas frases são verdade. O serviço de bordo é nos moldes das companhias aéreas de baixo custo da Europa e Estados Unidos. Quer comer? Então tem que pagar. Até a água é cobrada. Os assentos não reclinam porque foram acrescentadas mais fileiras de assentos no avião para aumentar sua capacidade. Também seguindo os padrões das companhias aéreas de baixo custo da Europa e Estados Unidos.

O que eu não entendo é o povo brasileiro, que vive alardeando que tudo no "primeiro mundo" é melhor, as empresas aéreas estrangeiras é que são maravilhosas, que o Brasil é isso, que o Brasil é aquilo. Mas na hora de meter a mão no bolso para pagar uma lata de refrigerante, reclama! Se fosse na Europa iriam achar finíssimo!

Quanto a mim, avião é apenas um meio de transporte. Quando eu quero comer vou a um restaurante. E pago por isso.
As poltronas que não reclinam são incômodas em voos mais longos. Mas em etapas de uma hora e pouco dá para aguentar. Então isso também não foi problema.

Quanto à coragem de usar uma companhia aérea que foi recentemente vendida e que a manutenção nunca foi lá essas coisas eu confesso que contei com  a proteção do meu anjo da guarda e com a intuição que aquela ainda não era a minha hora.

Coragem mesmo quem tem são os comissários. Eles trabalham em três, num avião de quatro portas com quase cento e cinquenta assentos. Numa emergência eles vão ter mostrar rapidez, entrosamento e muita, mas muita coragem!

Perguntei a eles como ficará a situação com a venda da Web para a Gol. Ninguém ainda sabe. É uma incógnita. Perguntei também como é trabalhar com um comissário a menos. Quando o voo é tranquilo não tem problema, mas em certos voos o pau come.

Em relação ao serviço de bordo pago, no princípio os passageiros ficaram indignados. Muitas reclamações e dedos na cara, mas depois se acostumaram.

Com todos esses problemas não vi ninguém de cara feia, tenso ou mal educado. Pelo contrário. Trabalhavam  tranquilos, eram simpáticos com os passageiros. Não usavam aquela fraseologia padrão e um tanto forçadas que a gente escuta nas aeronaves.

Eu sei o quanto custa trabalhar com um sorriso no rosto quando a empresa que paga o seu salário está indo para o buraco. E quanto custa manter esse sorriso quando as condições de trabalho são adversas.
Isso é que faz a diferença do bom para o mal profissional. E espero sinceramante que todo esforço desses profissionais seja recompensado.

7 comentários:

Mose disse...

Oi Lucy. Recomendei teu blog no face ok/ Algum problema? Desculpa mas é q é muito bom "aterrissar por aquí". Espero que compreenda. Bjos

Lucy in the sky disse...

Oi Mose! Nenhum problema! Obrigada pela recomendação!
Beijos.

FILIPE ELOY disse...

Adorei Lucia!!! E posso garantir que na WebJet a equipe é muito mais unida que em qualquer outra. Dá um clima mais de familia ao negócio todo. E isso a Tam parece ter.

Eu voei de Virgin Blues, EasyJet, Vueling....e todas estas são como a Web. É o povo brasileiro mesmo que gosta de reclamar. rsrsrs Concordo e assino embaixo!!!

Torço muito pelos amigos da Web! Vai dar tudo certo!!!!

bjos

mgz disse...

amore adorei......

FILIPE ELOY disse...

Me corrigindo... E isso a tam parece NÃO ter...rsrs

Juliana Farias disse...

Os amigos sabem que viajei para o sul recentemente e sabem que a viagem foi maravilhosa, mas preciso alertá-los do péssimo serviço oferecido pela cia Webjet.

A pontualidade da empresa com seus voos não pode ser vista como um ponto positivo quando existem tantos negativos. Fiz uma péssima viagem do Rio para Porto Alegre com a Webjet! PÉSSIMA com todas as letras em caixa alta!

Avião imundo, caindo aos pedaços! Quando pousamos em POA na sexta, dia 02/3, eu achei que a aeronave ia se desmanchar: os compartimentos de bagagem chacoalhavam muito e as cadeiras idem.

Além disso, o ar condicionado não funcionava com a aeronave em solo. Um calor infernal do lado de fora, alguém pode imaginar como estava dentro? Me senti numa panela de pressão!

O seriço de bordo (água, lanchinho etc) é PAGO! Isso mesmo... e não é barato não, tá? Vender água por R$ 3,00 para uma pessoa tomar um comprimido é dose! Nada no voo foi bom! Nada! A minha volta também foi horrível...

Trouxemos vinhos na bagagem e, para se isentarem do péssimo serviço também de despacho, mandam vc enrolar sua mala naquele papel filme que custa R$30,00.

Alguém tem dúvidas que os vinhos chegaram inteiros? Uma garrafa chegou toda espatifada! Sujou tudo! E eles não se responsabilizam por isso por causa da porcaria da "proteção" que não protege... AHHHH, E TAMBÉM SE ISENTA SE QUALQUER COISA QUEBRAR NA MALA... COMO PODE??? Eles só indenizam se a mala for perdida.

Uma bela droga essa Webjet!!!

Faltou respeito com os clientes desse voo. Foi a primeira vez que voei com a WEbjet, nunca mais volto a usar esse serviço. Prefiro pagar mais para a Gol, Tam ou Avianca, ter o voo atrasado que me sentir uma sardinha enlatada e passar calor! Conforto é essencial!

lidiomar grisoste disse...

olha achei este blog e gostei quanto a polemica webjet nao sei oque dizer de tantas reclamaçoes pois os avioes deles vivem sempre lotados voando por ai concordo em parte com os comentario que vi aqui as aeronaves sao velhas desconfortaveis mas voei apenas uma vez com a web de porto a foz do iguaçu e vice versa e olha achei normal voo no horario comissarios simpaticos e tudo deu certo o povo brasilero e uma piada mesmo reclama que se rasga mas se for pra gastar um real a menos ta dentro. entao tudo se paga conforme se recebe nao e mesmo quer conforto mordomias sorrisinhos falsos vai de tam .gol etc a vida e assim temos oque pagamos abraço