"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Base Rio!


A notícia ainda é meio AFA, mas já está ganhando terreno e se tornando mais concreta. E pela minha experiência, uma AFA repetida várias vezes acaba se tornando verdade.

As companhias aéreas vão implantar base para tripulantes no Rio de Janeiro. A Tam, ao que tudo indica será a primeira, mas outras virão logo atrás.

Em um país do tamanho do Brasil, com dimensões continentais, nada mais sensato do que fazer base de tripulantes em outros estados. Para que concentrar tudo em São Paulo, obrigando funcionários a se deslocarem para lá e para cá com o passe de tripulante?  Mesmo sendo isso direito adquirido esses funcionários ainda tem que passar por constrangimentos, como foi a matéria de uma cavalgadura que se diz jornalista intitulada Os caroneiros dos ares.

A base Rio ainda é pouco para atender a demanda de um país com um território do tamanho do nosso. O mais correto seria criar bases de tripulantes em outras cidades estratégicas como Brasília, por exemplo. O aeroporto de Brasília é onde se faz a maioria das conexões de voos vindos do Sul e do Sudeste com destino ao Norte e Nordeste e vice versa. Uma base de tripulantes lá seria sensato e facilitaria a vida não só dos tripulantes mas também dos usuários.

A justificativa de não criar outras bases para tripulantes por ser muito oneroso nunca me convenceu. Outras empresas tiveram durante anos bases em diversos estados. Para mim isso tem cheiro de jogada política, de concentrar o poder e o dinheiro e na mão de poucos e não correr o risco de perde-los ou dividi-los.

Então vamos todos mentalizar para que a AFA em breve se torne realidade! Amém e Namastê!

Atualizando: Gente, a mentalização funcionou! A base Rio da Tam agora é uma realidade! A princípio somente os tripulantes que já trabalham na empresa podem se cadastrar, apresentando um comprovante de residência. O critério para a transferência de base deve ser a antiguidade. Mas a porta se abriu, e nas próximas seleções os candidatos podem ter a chance de optar.
Eu não disse que uma AFA repetida várias vezes se torna verdade? Não falei? Não falei? rsrs
A Base Rio começa a funcionar em Outubro.

2 comentários:

FILIPE ELOY disse...

Isso! A base Rio é realidade! A TAM já abriu inscrições para a base! :)

Mas segundo o site do tripulante da TAM, a base será para comissários com a carteira do A330 e B767. Ainda nao foi para mim! :( Mas é uma questao de tempo a base funcionar para nacionais tbm.

E a Base Brasilia já está em estudo! tomara!!!

Falou tudo! Quando a AFA fica muito repetida, ela vira realidade! rsrs Adorei!!!

bjosss

Unknown disse...

Oie Lucy
Fiquei muito feliz com a noticia! Tenho a esperança qm em breve tenha base em Bh tbm hehhheeee...
Bjao