"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
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sábado, 30 de abril de 2011

Como se tornar comissário(a) de voo




A profissão de comissário de voo encanta muita gente há várias gerações. Como tudo na vida, existe o mito e a verdade atrás dessa atividade glamourosa.

Existem várias informações sobre o assunto na internet para quem tem boa vontade e paciência de procurar. Mas muita coisa fica obscura. Tem muita informação pela metade, truncada ou desatualizada.

Este post é para ajudar a esclarecer quem procura saber detalhes sobre a profissão.

Para se tornar um comissário ou comissária de voo deve-se ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. Oficialmente não há idade máxima para ingressar, mas as empresas variam quanto a isso. Algumas são mais flexíveis e aceitam candidatos acima de 35 anos, mesmo sem experiência. Outras limitam a idade máxima em trinta, trinta e poucos.

Ter nivel superior ou estar cursando pode ser usado como diferencial. Falar inglês ou outro idioma também.
É necessário ter boa aparência, mas ATENÇÃO: Não precisa ser nenhum Brad Pitt muito menos uma Angelina Jolie.
Boa aparência significa ter peso proporcional à altura (gordinhos terão que costurar a boca), dentes brancos e regulares, pele sem marcas, boa postura, boa articulação verbal.

Antigamente as empresas aéreas recrutavam e davam o curso completo. Hoje o candidato deve antes de tudo procurar uma escola de formação de comissários de voo que seja homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é o órgão que controla a aviação civil brasileira.
Se você mora em um grande centro não será dificil encontrar. Quem mora em cidades menores deve pensar na possibilidade de ter que se locomover.

A duração do curso é de quatro a cinco meses. Ao se matricular o aluno receberá da Escola uma carta de apresentação para fazer o exame médico obrigatório realizado pela DIRSA (Diretoria de Saúde da Aeronáutica), através do CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial), ou outro órgão por ela determinado.

O preço do exame hoje é de R$350,00 aproximadamente, pagos no ato, e consiste em um check up completo: exames de sangue, urina, fezes, raio X de tórax, eletrocardiograma, eletroencefalograma, oftalmologista, otorrino, além de exame dentário e psicotécnico. Quem não for considerado apto não poderá exercer a profissão.

O curso de formação para comissários não é nenhuma faculdade, mas está longe de ser o mamão-com-açúcar que muita gente pensa. Se não se dedicar não passa mesmo!

As matérias passam por regulamentos da profissão, legislação aeronáutica, história da aviação civil, além de conhecimentos básicos de aeronaves, meteorologia e navegação. Os alunos também aprendem primeiros socorros e fazem treinamento prático de combate ao fogo, emergência e sobrevivência na selva.

Ao concluir o curso com aproveitamento, o aluno deve prestar o exame para obter a licença de voo. A prova é on line, feita nas dependências da ANAC. São oitenta questões de múltipla escolha, divididas em quatro módulos.
Se for aprovado, o candidato receberá o número da sua Licença de Voo e será oficialmente um comissário.
Aí já pode enviar curriculos para as companhias aéreas e realizar o sonho de voar sem ter asas!






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