"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sábado, 18 de junho de 2011

Com que língua eu vou?

Muitos candidatos a comissários me perguntam se é realmente importante saber falar um segundo idioma para trabalhar na aviação civil.
Ou se saber inglês é mesmo fundamental para a carreira, e quais seriam os idiomas considerados diferenciais em um processo seletivo.

A resposta à primeira pergunta é sim. Apesar de que as exigências em relação ao segundo idioma variam de empresa para empresa. As companhias aéreas que fazem voos internacionais, como a Tam e a Gol cobram mais dos candidatos. Aqueles que só falam o português não terão muitas chances.
Já nas empresas que fazem voos domésticos a exigência é menor. Então o candidato que fala um inglês bem basiquinho ou não fala nada tem chances.

Mas isso não significa que a resposta à segunda pergunta seja não... O inglês, apesar de não ser pré-requisito em algumas empresas aéreas, é fundamental para a carreira sim! Por vários motivos.

Primeiro, não é porque você trabalha numa companhia aérea que só faz voos domésticos que seus passageiros serão todos brasileiros. Muitos estrangeiros vem ao Brasil a turismo ou a negócios, e utilizam aeronaves brasileiras para se deslocar.

O segundo motivo: Eu sou da opinião que nós devemos sempre pensar grande e pensar alto. Não devemos achar que vamos passar o resto de nossas vidas profissionais fazendo voos para Xique-Xique. O mundo é grande! Imagine você em Londres sem saber pedir uma informação, ou responder a alguma pergunta simples.

Mas por que o inglês? Porque gostando ou não, o inglês ainda é o idioma diplomático oficial. Então mesmo em país que não é de língua inglesa, é possível se comunicar em inglês nos hotéis, aeroportos, estações de trem e muitos restaurantes.


 Meu conselho para quem não tem muita afinidade com o idioma: baixe da internet as letras das músicas que você gosta e cante junto. Se tiver palavras que você não entende procure no Pai Google, ou tente entender pelo contexto.
Mais um conselho: Tente assistir filmes com a legenda em inglês. Tem que ser filmes de sua preferência, vale até filmes que você já viu e quer ver de novo.

Agora vamos à terceira pergunta: quais são os idiomas diferenciais para quem quer ser comissário? O espanhol está sendo muito valorizado. Lembre-se que moramos em um país cercado de países de língua espanhola por quase todos os lados (tirando o Oceano Atlântico).

Todo brasileiro "acha" que fala espanhol pela semelhança de algumas palavras. Mas na verdade fala-se portunhol, e muita gente paga muito mico tentando se comunicar nesse dialeto inventado. Quem fala espanhol DE VERDADE terá vantagem na hora da escolha no processo seletivo. E o aprendizado do idioma demora menos tempo devido à semelhança linguística.

Idiomas orientais também fazem diferença. O japonês e o mandarin são bastante cotados. Encontrar professores de japonês não é tão difícil devido à grande colônia japonesa que vive no Brasil. Existem ainda professores de japonês voltados para a aviação.
Já o mandarin é mais difícil, mas quem procura acha!

Qualquer idioma é válido. Pode ser francês, italiano, alemão, russo... Quem tem espírito de peregrino e vontade de conhecer outras culturas sabe da importância de poder se comunicar. E conhecimento não pesa nem ocupa espaço. Quanto mais melhor!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Lúcia,

Achei muito importante esse post sobre os idiomas, principalmente para quem ainda está começando como eu, começarei meu curso em breve e seu blog está me ajudando muito a entender o dia a dia da profissão, obrigada e parabéns pelo blog.

um abraço,
Alessandra.

Lucy in the sky disse...

Oi, Alessandra! Obrigada e boa sorte na futura carreira!
Beijos.