"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assento conforto

Cheguei ontem de viagem. Fui e voltei pela Tam. Apesar de ser um voo curto de menos de uma hora, é sempre bom estar no ar novamente. Se bem que viajar de graça é melhor. Tenho saudades do tempo em que eu embarcava no avião como se fosse minha casa. Ia na galley cumprimentar os colegas, na cabine de comando dar um oi para o comandante.
Agora é como se eu fosse uma visita de cerimônia, mas valeu mesmo assim.

Quando estou a bordo como passageira faço o gênero blasè. Não me apresento aos comissários como colega, principalmente porque a companhia aérea não é a "minha". Não puxo assunto nem forço intimidade porque sei que não é de bom-tom vindo de uma desconhecida.
Fico sentada quietinha só observando. Sou aquela passageira invisível com cara de paisagem, mas que não deixa passar nada. Um perigo!

Nessa viagem pude observar a mais nova modalidade dos "gênios" do marketing que as empresas aéreas contratam a peso de ouro para criar cag... ops, idéias: o Assento Conforto!
"Assento conforto" foi o nome criado para aqueles assentos situados na primeira fileira e nas saídas de emergência sobre a asa, com alguns poucos centímetros a mais de espaço para esticar as pernas.

Esses lugares "privilegiados" costumavam ser disputados no tapa por passageiros mais frequentes que já conheciam os "macetes" e chegavam no check-in exigindo: "Eu quero assento na saída de emergência!"
E ao serem informados que tais assentos não estavam mais disponíveis porque outros chegaram na sua frente ficavam resmungando e ameaçando fazer e acontecer.

Pois bem, senhores passageiros, como diriam as Organizações Tabajara: Seus problemas acabaram!!!
Agora por uma módica diferença no preço do seu bilhete você terá direito a seu assento conforto sem ter que se matar por isso!

No cabeçote dessas poltronas já vem demarcado: "Assento Conforto" que é para não deixar dúvidas. Meu voo estava com poucos passageiros, tanto na ida como na volta. Terminado o embarque como é de praxe os passageiros começaram a se reacomodar, procurando melhores lugares para fazer a viagem.

Naturalmente os assentos conforto foram prontamente ocupados por dois rapazes, que foram prontamente retirados de lá pela comissária que lhes explicou educadamente que para sentarem lá teriam que pagar a diferença do preço da passagem.

Dois minutos depois mais dois rapazes ocuparam os assentos, ou porque não viram o que aconteceu ou por que davam uma de "joão-sem-braço".
Novamente a mesma comissária fez o mesmo discurso e eles tiveram que sair de lá. E a viagem foi feita com os assentos conforto vazios.

Fiquei imaginando como seria se pegassem pela frente um passageiro "carne de pescoço" dizendo que dali não sairia nem a pau.
Chamariam a segurança para retira-lo do avião provocando atraso no voo? E se já tivessem decolado, a Policia Federal seria acionada no desembarque para autuar o cidadão pelo crime de sentar indevidamente no Assento Conforto?

Uma boa estratégia de marketing seria dar desconto no bilhete de quem optasse por sentar nos malditos e famigerados assentos do meio. Talvez isso acalmasse os ânimos de uns e outros como o tal jornalista Tessler.
Mas como eu sei que isso é pouco provável de acontecer, creio que o próximo passo dos gênios do marketing será criar tarifas diferenciadas para os assentos da janela e do corredor.
Como se chamariam tais assentos? Assentos Diferenciados? Assentos Plus? Assentos Mais Você? rsrs

Aceitamos sugestões!

6 comentários:

FILIPE ELOY disse...

Lúcia, essa história de assento conforto gera tanta polêmica que os comissários já chamam de "assento confronto"! rsrs

Eu por exemplo, não me estresso. Eu apenas comunico ao passageiro - o que a empresa espera que eu faça. Se ele for carne de pescoço e não quiser sair eu viro e me retiro. Não perco meu tempo. :)

Esse assunto é tema de muita discussão. E o qual você acha que é a opinião quase que unânime? :)

Bjos

Lucy in the sky disse...

Filipe, na minha opinião o Assento Conforto não vai "pegar" por diversas razões óbvias. E vocês não precisarão mais aguentar grosserias, piadinhas sem graça, ironias e etc. dos nossos queridos clientes.rsrs
Tenha fé!

Bjs.

Bianca Felizarda disse...

Lúcia, por falar em espaço e conforto, me tire uma dúvida. Eu sou gordinha (tenho o quadril beem largo) e na última viagem que fiz GIG > REC, pela Webjet, fiquei durante toda a viagem com o cinto aberto; não fechava.
Na TAM e na Gol, mesmo sendo justo, consigo fechar, mas na webjet foi impossível. Fiz a viagem de ida e de volta assim :( e pensei em pedir emprestado aquele cinto das instruções de segurança para fazer um extensor (gambiarra rsrs), mas fiquei com vergonha.
A dúvida é: Se eu pedisse, o comissário poderia me emprestar? A aeronave é equipada com algum tipo de extensor para esses casos? Essa dúvida me consome.
Achei seu blog sem querer e estou adorando.
Ssucesso!

Lucy in the sky disse...

Oi Bianca!
Toda aeronave tem extensores de cinto para atender a necessidade de algum passageiro. Na sua próxima viagem você deve solicitar o extensor a um comissário, pois é a sua segurança que está em jogo no caso de turbulência ou desaceleração.
Você como passageira não tinha obrigação de saber disso. Os comissários comeram mosca ao checarem a cabine e não perceberem que você estava sem o cinto. O vexame foi deles! rsrs
Beijos.

Tony disse...

Olá Lucy, não conhecia teu blog. Parabéns, já li de cabo a rabo.

Sobre a novidade do assento conforto, eu sempre soube que nesses lugares deveriam sentar os passageiros em condições de abrir a janela de emergência em caso de necessidade. Já voei algumas vezes com esses lugares vazios, não vou confrontar-me com comissário(a) por causa disso, mas tenho a impressão que a usura das companhias está tornando o voo menos seguro. O que vc acha?

Tony disse...

Oi Lucy, parabéns pelo teu blog. Já li tudo... Belas histórias.

Eu sempre soube que os lugares nas saídas de emergência deveriam ser usados pelos passageiros que se sentissem em condições de abrir a janela se for o caso.

Agora as empresas dão preferência a quem pagar o plus para sentar-se neles. Vc não acha que as aéreas estão abrindo mão da segurança de todos por alguns trocados a mais no balanço?