"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sábado, 4 de junho de 2011

Como tudo começou


Eu trabalhava nas lojas Duty Free do aeroporto. Emprego que arrumei para ficar mais próxima da aviação numa época ainda sem as facilidades da internet.

Eram cinco e meia de uma madrugada fria. Meu primeiro dia de trabalho naquele ambiente mágico de chegadas e partidas.
Uma colega mais antiga me chamou para ir junto com ela entregar mercadorias compradas pelos tripulantes de um avião da Ibéria. Tripulantes podiam comprar no Duty Free, mas as mercadorias tinham que ser entregues para eles a bordo do avião.

O dia ainda não tinha amanhecido e a movimentação já frenética na sala de trânsito do aeroporto tinha algo de irreal, como se estivéssemos envolvidos por brumas. Com a percepção sonolenta e letárgica de quem acordara no meio da madrugada, a primeira de muitas madrugadas acordadas, eu observava tudo.

Os rostos pálidos dos passageiros também recém-despertos e seus olhares perdidos, como se estivessem chegando de outra galáxia. A iluminação branca e fria que dava um ar de sonho a tudo. As luzes da pista e dos aviões estacionados na escuridão lá fora. A voz sem corpo no alto falante anunciando chegadas e partidas. O vai e vem dos funcionários uniformizados. Os diversos uniformes, alguns mais vistosos do que outros.

Entramos pelo finger e chegamos ao avião. O zumbido das turbinas e  a vibração no chão foram os primeiros choques. E de dentro do avião veio o cheiro. Não dá para definir em palavras o cheiro. Não era agradável nem desagradável. Cheiro de outras terras, de estrangeiro, de desconhecido. Cheiro que convida, que aguça a curiosidade. A mistura de cheiros de suor de gente, poltrona de avião, perfumes diversos, roupas, comidas, combustível. O cheiro me envolveu totalmente. E foi nesse momento daquela madrugada fria que eu soube o que queria fazer. O que precisava fazer. Iria fazer parte daquele cheiro.

Os anos de profissão me ensinaram que cada país e cada povo tem seu cheiro característico. O único que não consigo identificar por estar envolvida nele é o cheiro do Brasil.
Mas o cheiro de um avião depois de horas de viagem é quase o mesmo, na sua maioria das vezes. Era o cheiro que ficava no meu uniforme quando eu chegava de voo. O mesmo cheiro que eu senti naquela madrugada, e que se tornou familiar porque tinha se tornado "meu".
Eu consegui.

4 comentários:

lorencascao disse...

Olá Lucy........

Tenho acompanhado com muita empolgação o seu blog assim como o do Filipe tambem........são otimos!!
Sou nutricionista e em breve finalizo meu curso de comissaria de bordo.....mas confesso q estou um pouco angustiada nesta busca em um lugar na aviação( tenho me dedicado muito aos estudos), e sei tambem que a area esta em um bom momento e tenho aprendido e conhecido muito em seu Blog.

Abraço
Loren

Lucy in the sky disse...

Loren, obrigada pela força! Realmente você está entrando na área em um momento muito oportuno. As cias. aéreas estão se expandindo, novas empresas estão surgindo no mercado, então as chances de você conseguir seu lugar na aviação é grande!
Continue se preparando para a prova da ANAC e qualquer dúvida não se acanhe em perguntar!

Beijos.

FILIPE ELOY disse...

Nossa, foi emocionante a forma como a aviação te conquistou!
Não vejo a hora de também começar a sentir cheiros diferentes, como comissário! Parece que os sentidos afloram mesmo!

Att. Loren - A Lúcia foi minha professora na escola de aviação! Ela é a melhor pessoa para te ajudar nas suas dúvidas! :))))) Tá no caminho certo!!!

Bjos e brigadão por colocar aqui uma história tão importante sua, Lúcia! :)))

Hilda Sales disse...

Olá Lucy,comecei o curso de inglês agora,e pretendo em breve iniciar o de comissaria de bordo.
Gostaria de saber se você me indica uma boa escola aqui no Rio de Janeiro.

E também gostaria de te perguntar, você conseguia conciliar a família e filhos com o trabalho? Tenho medo disso! rs.