"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sexto sentido

Todo mundo que trabalha com público desenvolve uma espécie de sexto sentido, um feeling ou sei lá que nome dar a isso. Comissários não são diferentes.
É uma espécie de premonição resultante da captação da energia do outro. Nós antecipamos como o outro vai se comportar.

Quando estamos à porta do avião recepcionando os passageiros podemos sentir suas vibrações. Podemos prever quem vai dar trabalho, quem vai causar problemas, quem vai nos "alugar" . E isso não se trata de percepção individual. O colega que está ao nosso lado também sente, e a troca de olhares substitui qualquer palavra. Os passageiros também não precisam falar nada, nem dar bom dia, nem ao menos nos olhar nos olhos. Basta passar por nós.

O curioso é que as energias "ruins" são captadas mais facilmente do que as boas. Aquele passageiro educado, elegante e fofo emana menos vibrações do que o mal educado ou o "nuvem negra", aquele que tudo acontece com ele.

O "nuvem negra" já é percebido de cara. E assim que embarca começam os problemas. O assento dele está quebrado e não reclina. A luz de leitura não funciona. O voo está atrasado e ele vai perder a conexão. A bagagem dele não cabe no bin porque alguém chegou na frente e ocupou o espaço. As opções de comida terminam quando chega a vez dele.Agora só tem carne vermelha e ele não come carne vermelha. E por aí vai.

O "carente" também é percebido antes dele se manifestar. E passa o voo inteiro chamando, pedindo, perguntando, querendo atenção.

Um dos piores é o trouble maker. A criatura parece que foi viajar com a única intenção de criar caso.  Reclama de tudo, pede o que não tem, reclama mais ainda, acha tudo um absurdo, pede o impossível, compara a companhia aérea com as concorrentes e reclama muito!

Muitas das vezes o trouble maker é o passageiro frequente, que conhece a rotina dos voos. Os que possuem cartão de fidelidade da empresa fazem questão de dar carteirada. Como se isso fosse garantir grandes coisas. Se o avião cair vão todos para o mesmo lugar. Com cartão de fidelidade ou sem ele.

Nunca consegui explicar esse sexto sentido de uma maneira racional. Sei que a linguagem corporal ajuda a identificar comportamentos, até porque trabalho com isso. Mas  tem algo a mais. Energias? Vibrações? No creo, pero que las hay, las hay!

De qualquer modo, ao chegar de voos especialmente "carregados", recomenda-se um bom banho de sal grosso, um incenso purificador, um defumador, uma oração. Depende de cada um.
Dificilmente você verá gente morta frequentando seus voos. Mas os vivos que viajam de avião já assustam o suficiente.

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