"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sexta-feira, 17 de junho de 2011

A porta da felicidade


                              Ou: Agora sou comissário de voo internacional!!!

É fato que quem quer se tornar comissários de voo é porque gosta de viajar, tem interesse em conhecer outros lugares e outras culturas. E tirando raras excessões, a grande maioria sonha com o dia em que fará voos internacionais e conhecerá todos aqueles lugares que só viu nos filmes, nos documentários e nas fotos.

Viajar pelo Brasil é muito bom. O país tem uma grande diversidade cultural. Mas o que a maioria quer mesmo é "ganhar mundo"!

O critério utilizado pelas empresas aéreas para promover comissários para voos internacionais é a antiguidade. Se a companhia está crescendo, com novas aeronaves chegando e mais pessoal sendo contratado, o comissário não ficará muito tempo fazendo voos domésticos e logo será promovido.
Se ao contrário, a empresa está estagnada, tão cedo não haverá promoções...

O outro critério é o idioma. Se a empresa necessita de comissários que falem mandarin (por exemplo), e não tem pessoal suficiente entre aqueles que voam internacional, então o "novinho" que entrou mês passado e fala o idioma será promovido na frente dos mais antigos.
Vale ressaltar que tem que ser um idioma que poucos falam. Inglês, francês, alemão e outros mais comuns sempre tem pessoal suficiente para suprir a demanda.

Fazer voos internacionais significa voar menos, ter mais folgas e ganhar diárias na moeda do local. Mais do que isso, significa um novo status!

Os comissários que voam internacional fazem parte de uma outra "casta". Existem diferenças até no linguajar. Geralmente comissários de voos domésticos se referem a suas programações pelos números dos voos. Por exemplo: "Vou fazer o 3410". É que são tantos pousos que fica mais fácil assim.
Já aqueles que voam internacional se referem aos lugares para onde vão: "Amanhã vou fazer o Paris." "Cheguei hoje do Nova York."

As diferenças não param por aí. Há diferenças na sequencia do serviço de bordo e no ritmo de trabalho. As aeronaves agora são maiores. Wide bodies com dois corredores. O trabalho de equipe é mais cobrado. As tripulações são maiores. Não é mais aquela pequena "família" como as tripulações de voos domésticos.

Existe principalmente uma diferença comportamental entre comissários que fazem voos domésticos e os que fazem voos internacionais, mesmo dentro de uma mesma empresa. Isso pode acarretar choque cultural nos primeiros voos do neófito. Eu passei por isso no meu primeiro voo internacional, mas isso é assunto para um outro post.

O que realmente importa é que as portas do mundo se abrirão para você! A visão que as pessoas tem de você mudará ao saberem que você voa para fora. Por incrível que pareça, te tratam com mais respeito.
Só tome cuidado para isso não subir à sua cabeça!

5 comentários:

Brunna disse...

Oie...
Estou adorando seguir o seu blog!

Quais os idiomas que você fala?

Beijos

Lucy in the sky disse...

Oi Bruna!
Eu falo inglês fluente e francês e alemão intermediários.
Se você quer investir em um idioma para entrar na aviação eu sugiro inglês, espanhol, japonês ou mandarin.
Beijos.

Mose disse...

Como disse a Bruna, é muito bom seguir o teu blog, MESMO. Estou começando no inglês, tenho ele básico, mas isso não serve. Pretendo assim que terminar, iniciar já no italiano e mandarim.Acho que por questão de simpatia com as línguas mesmo, mas claro sentindo ter de investir em outro idioma eu farei. Estudar é preciso, APRENDER é NESCESSÁRIO. Bjos

Mose disse...

Como a Bruna disse é uma SATISFAÇÃO ENORME te seguir. To sempre visitando, lendo e relendo e aprendendo, prestando atenção cada vez mais nos posts e tirando o melhor deles, ou seja TUDO. To no inglês, mas ao acaber já entro no italiano ou mandarim. Pensei no mandarim por causa da Emirates tb sabe, tenho uma tia minha lá em Dubai. Sonhar NÃO CUSTA NADA NÉ.

FILIPE ELOY disse...

Ih, Lucia, o que tem de gente aqui na empresa que qndo foi para a inter subiu a cabeça....não dá para contar. rsrsrs Inter é outra história mesmo. E dá para observar lá no DO de Guarulhos.
Pelo o que a empresa tá crescendo aqui, acho que levo no máximo dois anos para subir. (Tomara!!! rsrs)Por enquanto vou curtindo esse Brasilzão de Deus, que eu adoro! :)
Não vejo a hora de ler seu posto sobre seu primeiro Inter! :)