"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





domingo, 8 de maio de 2011

Algumas perguntas cretinas e outras nem tanto

Sempre achei estranho as perguntas que algumas pessoas me faziam acerca da profissão de comissário. Mais estranho ainda é que tais perguntas vinham de gente de todos os níveis culturais e sociais. Até de quem já tinha viajado de avião.
Talvez porque a profissão tenha uma aura de mistério. O que há por trás daquele(a) profissional que está sempre exibindo um ar blasè, como se fosse a coisa mais normal do mundo cruzar o oceano várias vezes por mês? Como será a vida deles? Eles vão ao banheiro? Fazem supermercado?

Vou fazer aqui uma lista das perguntas mais comuns:

P. Comissários comem quando estão a bordo?
R. Sim. Apesar de às vezes o tempo ser curto e a comida ter que ser engolida às pressas, o velho ditado que diz que "saco vazio não para em pé" vale para eles também.

P. Mas eles só comem quando sobra comida de passageiro?
R. Não. Pela regulamentação da profissão de aeronauta é obrigatório o embarque de refeições quentes para todos os tripulantes em intervalos de quatro horas e/ou quando estão trabalhando em horário de almoço, jantar, café da manhã e ceia. Mesmo que o serviço de bordo oferecido aos passageiros seja um sanduíche muquirana. Isso dá margem a comentários maldosos de passageiros que acabaram de jantar o tal sanduíche muquirana e se deparam com o comissário comendo seu jantar quentinho no canto da galley:
"Ah, pra vocês tem comida, né? Pra nós é aquela porcaria!"
Para tais situações recomenda-se fazer cara de paisagem e dar um sorriso cortês. Nada mais que isso.

P. Comissários também precisam sentar e afivelar o cinto em turbulências? E em pousos e decolagens?
R. Ao contrário do que possa parecer, comissários são feitos de carne e osso como qualquer mortal. E o longo treinamento a que são submetidos não inclui cursos de malabarismo, acrobacia e de como se segurar quando se está em queda livre. Então o aviso de atar cintos servem também para eles.

P. Comissários tem banheiro exclusivo a bordo?
R. Quem dera! Usam o mesmo banheiro dos passageiros.

 P. Comissários podem ter família?
R. Sim. No tempo das aeromoças a mulher que se casava era desligada da empresa. Hoje homens e mulheres se casam e tem filhos. A profissão não é impedimento para ter uma família feliz e estruturada. Inclusive filhos de comissários tem muito orgulho disso, além de tirar a maior onda com os amigos por causa dos presentes exóticos que os pais trazem para ele, e pelas viagens que eles tem chance de fazer.

P. Qual a diferença entre comissária e aeromoça?
R. Para maior entendimento sugiro a leitura do post Desconstruindo a Aeromoça .

P. O que os comissários ficam fazendo quando não estão no corredor atendendo aos passageiros?
R. Podem ser várias coisas. Podem estar tentando comer, tentando ir ao banheiro (porque às vezes nem isso é possível), arrumando a galley para o pouso pois não pode tem nenhum objeto solto, servindo comida ao comandante e ao copiloto (sim, eles também comem!). Também podem estar conversando, comentando do voo, fofocando e falando mal de algum passageiro.

P. Comissárias podem voar quando estão grávidas?
R. Não. Assim que a gravidez é detectada a comissária deve comunicar à empresa e sair de escala. A gravidez em si não é o problema e sim o tipo de trabalho, que exige bastante esforço físico. Até o oitavo mês a comissária recebe da empresa o salário maternidade que consiste do salário em carteira, sem as horas de voo. No oitavo mês entra de licença maternidade do INSS como todas as mulheres que trabalham sob o regime de CLT. Na prática ela fica cerca de um ano afastada.

P. A comissária que entra de licença maternidade pode ficar "mal vista" pela empresa?
R. Não. A não ser que ela resolva ter um filho por ano. Aí a produtividade é zero, né!
Tive colegas com três ou quatro filhos que exerciam muito bem sua profissão.

P. Comissários podem levar parentes consigo quando estão trabalhando?
R. Sim. Desde que eles se comportem com a devida discrição para não queimar o filme.

Se alguém já ouviu outras perguntas sem noção e quiser postar aqui, be my guest!

2 comentários:

Raquel disse...

Muito bom esse post Lúcia!! Realemnete parecem perguntas bobas que seriam facilmente respondidas se estivesse tratando de um profissional digamos que "comum"! A vida de comissário é bem diferente mesmo!

Unknown disse...

Algumas duvidas esclarecidas!Otimo blog!