"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tudo na vida é passageiro

Menos o motorista, o cobrador e o comissário. 

O passageiro é sempre passageiro. Tem aqueles que acumulam horas e horas de voo, tem os que só viajam nas férias e tem aqueles de primeira viagem. Mas o passageiro nunca será fixo, será sempre passageiro.

Tem aqueles que vão à Disney levando a família. Tem os que vão a Buenos Aires aproveitando o câmbio favorável que inundou a Argentina de brasileiros eufóricos, tem os que vivem na Ponte Aérea a negócios. Tem os sacoleiros que vão a New York renovar o estoque de muamba, e se acham de uma melhor estirpe, afinal não são sacoleiros do Paraguai!
Tem os que aproveitam as promoções do Decolar.com, ou outro site e vão para o Nordeste.
Tem ainda os da classe média emergente que vão a Paris porque acham que ir para a Europa é muito phyno. Enfim, tem de um tudo!
Todos juntos formam uma massa sem rosto.

Passageiros sempre estão ansiosos para embarcar. Fazem fila uma hora antes da chamada do voo, mesmo já tendo os assentos marcados.
Na hora do embarque, os mais afoitos saem esbarrando e atropelando os outros. Parece que estão numa mega-liquidação da Ricardo Eletro. Os mais zen criam raízes no meio do corredor estreito enquanto acomodam pachorrentamente sua bagagem, provocando a ira dos afoitos acima citados.

Brigam para sentar na janelinha, mesmo se o voo é noturno e não dá para ver nada. Os que conseguem, passam o tempo todo se levantando para ia ao banheiro, passando por cima das pernas dos outros.
Se acham super malandros quando afanam talheres, xícaras, travesseiros, fones de ouvido. São como se fossem troféus de guerra.

Os que já viajaram mais de uma vez fazem questão de explicitar isso logo no primeiro momento da conversa: "Da última vez que nós fomos a Paris..." que é para deixar BEM CLARO que houveram outras vezes!
Ou então mostram grande familiaridade com os aeroportos por onde passaram: "...o aeroporto de Milão é muito desorganizado!" ou "...tivemos que ficar quatro horas no aeroporto de Frankfurt por causa da nevasca..."

Os de primeira viagem tentam não dar bandeira. Ficam quietos ou fazem piadinhas sem graça do tipo: "Hehe...Esse avião está sacudindo tanto que mais parece que está numa estrada esburacada!"

O passageiro típico sempre quer a comida que acabou, ou a bebida que não tem: "Tem suco de laranja, de uva e de maçã, mas não tem suco de tamarindo? Que absurdo!"

Os que retornam de Miami tem certa dificuldade em entender o português. Afinal foram sete longos dias numa cidade onde não se vê nenhum cubano, portorriquenho e muito menos brasileiros!
E voltam mortos de saudades do Guaraná. Mesmo que nunca antes tenham dado qualquer valor a essa deliciosa bebida tupiniquin. Mas eles tem que mostrar que são viajados, cosmopolitas e experientes.

Os que voltam da Bahia trazem como troféu o indefectível berimbau, e querem a todo custo acomoda-lo aonde não tem mais espaço nem para uma gaita.

Para botar ordem nessa Babel de asas, foi preciso encontrar um profissional que pudesse controlar as coisas com muito otimismo, paciência e coragem. Alguém que ainda acreditasse que a espécie humana tem salvação.
E assim surgiu o comissário!

3 comentários:

FILIPE ELOY disse...

Simplesmente incrível seu texto! Nossa, é tão bom ler o que alguém tão sábia em aviação tem a dizer.
Sou muito novo na aviação mas posso, mesmo que de leve, identificar boa parte dos tipos de passageiros que você citou! E como a gente rala para encontrar o equilíbrio em vôo. É muita gente diferente - tudo no mesmo enlatado. rs

É um privilégio poder ler seus posts! Que delicia! rs

Bjo, Prof. Lúcia! :)

Lucy in the sky disse...

Oi, Filipe! Obrigada pela visita, apareça sempre que puder.
É bom ter "sangue novo" por aqui partilhando as experiências e o entusiasmo dessa profissão maravilhosa apesar de tudo!

Beijos.

Jessica Figueiredo disse...

Adorei o texto!! Fiquei imaginando os tipos de passageiros, muito bom!!!