"Pensei que era moleza mas foi pura ilusão
Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão"
(Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso)
Esse blog é dedicado a todos que voam, que já voaram e que sonham em voar!





sábado, 21 de maio de 2011

O lado bom!

Alguns leitores me questionaram pelo fato de eu só mencionar o lado ruim da profissão de comissário e não falar sobre o lado bom.
Eu priorizei o lado "ruim" por ser o menos divulgado, o que muita gente desconhece.

Mas é óbvio que o lado bom existe, e é muito bom! Tão bom que a profissão vira uma "cachaça".

Começando pelo lado prático, é muito bom trabalhar de uniforme. A gente não tem gastos com "roupas de trabalho", não precisa se preocupar com o que vai vestir hoje, se vai repetir roupa, se uma peça combina com a outra. É só vestir o uniforme e pronto! Gastamos nosso suado dinheirinho só com roupas que nos agradam.

É bom também não ter que sair para trabalhar todo dia. Vai-se uma vez, fica-se alguns dias fora e só depois volta. Não encara hora do rush na maioria das vezes.

Trabalhar em feriados pode não ser bom, mas estar de folga numa quinta feira e poder pegar uma praia sem farofeiros, um cinema  quase vazio ou passear no shopping sem ser atropelado é ótimo!

Agora vamos ao lado massagem no ego. O fato de estar vestido com uniforme de companhia aérea (geralmente são bonitos e elegantes), desfilando nos aeroportos, hotéis, entrando ou saindo de casa com a mala faz com que as pessoas nos olhem com certa deferência, até mesmo com admiração. Isso faz muito bem para o ego! Com a cabeça erguida, o peito inflado e os olhos brilhando, a gente se sente!

Muito bom também é poder ter acesso a coisas exóticas que não se encontram em nossa cidade ou país. Pode ser objetos de decoração ou comestíveis.

Na minha despensa sempre tinha: queijos e manteiga franceses, chocolates com marzipan da Alemanha, conservas de atum, polvo e lula da Espanha, azeite italano, doce de leite argentino e outras guloseimas que não podiam faltar. Sem contar que volta e meia eu me dava ao trabalho de trazer muito bem  malocado escargot congelado com ervas finas e cogumelos frescos de todos os tipos.
Alô, Anvisa!!! Vem me pegar agora! kkkkkk

Na casa de um comissário sempre tem alguma coisa diferente para servir aos amigos. E os amigos ficam mal acostumados: "Ué, o Easy Cheese acabou?"

As comprinhas que o comissário faz podem causar mal entendido nas pessoas mais chegadas:
- Lindas essas taças de vinho! Comprou aonde?
-Em Paris.  
Nojenta...
Juro que não é por mal! É que para quem trabalha viajando já virou rotina chegar de Paris, ou Londres, ou Nova York. A gente muitas vezes se esquece que para a maioria das pessoas ir a Paris é um luxo e acaba sendo mal interpretado. Para nós é uma tremenda saia justa. Se não dizemos nada somos metidos, se dizemos a verdade somos metidos. E aí?

Muitas vezes quando assistimos a um filme reconhecemos lugares por onde passamos rotineiramente. Ruas, praças, prédios, estações de metrô.

Outra coisa que dá muito prazer é poder levar conosco em alguma viagem um familiar. Marido, mulher, filho, pai, mãe, irmão. O orgulho que eles tem de nós é evidente na maneira com que eles se referem a nós para outras pessoas. Presentear as pessoas queridas também é muito bom.

Falando agora no lado psicológico, a profissão de comissário nos dá outra visão de mundo. Nós nos tornamos pessoas mais tolerantes. Aprendemos a respeitar diferenças culturais e a dar valor ao que temos de bom no nosso varonil país, apesar de ficarmos com o olhar mais crítico.  Ficamos com mais traquejo, mais jogo de cintura. Sabemos nos virar em qualquer lugar do mundo. Ficamos mais cosmopolitas. Arrisco-me a dizer que, se não todos pelo menos boa parte, tornam-se pessoas melhores.

3 comentários:

FILIPE ELOY disse...

O lado bom é fascinante! Ainda não cheguei no internacional, mas posso sentir e vivenciar esse lado prazeroso da profissão.....Acho que se não sentisse isso instantaneamente não seria a profissão certa para mim. Seu texto só me fez ficar mais feliz com a minha escolha!

Muito obrigado!!!!! :)

PS. Fiquei emocionado com seu comentário no meu blog, Lúcia. rsrsrs Puxa, vindo de vc, nossa! Mostrei até para meu pai. rsrs

Mose disse...

Não vejo a hora de me tornar "uma pessoa melhor", além do que já sou rsrs. Adorei o Blog e cheguei aqui por intermédio do Filipe. Abraços

Lucy in the sky disse...

Valeu, Mose! Volte sempre e torne-se "uma pessoa melhor" rsrs
Beijos.